sábado, 14 de janeiro de 2017

9º GRAU - O BRIOCHE NOSSO DE CADA DIA

Nada como uma tarde fria de sábado com a casa a cheirar a bolo ou bolachas ou a pão. Para a tarde deste sábado, optei por ir já adiantando os lanches da semana com uma das receitas preferidas cá da fábrica: pãezinhos com massa tipo brioche. Estes pãezinhos podem ter o que se quiser lá dentro. Já experimentei com queijo e fiambre, já experimentei sem nada e, este Natal, experimentei com pedacinhos de linguiça. Todos os natais, faço uns pãezinhos com linguiça para desenjoar dos doces, este ano, o Mecânico pediu para eu usar esta massa em vez da habitual. Digamos que a coisa rendeu cerca de 60 pãezinhos que foram feitos na manhã do dia 24 de Dezembro. Quem os quisesse comer na manhã do dia 25, teria que ir fazer porque já não restava nenhum!

Eu vou aproveitar que a massa está ali a levedar (que já tive que ir acender o forno que com o frio que está, o crescimento não se estava a dar) e dar a 1ª parte da receita. Vamos precisar do seguinte:

Ingredientes:
1 kg de farinha
200 gr de margarina ou manteiga
125 ml de óleo
125 ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
1 saqueta de fermento para pão
3 ovos
500 ml de água morna

Bato o açúcar com os ovos. Junto o leite e depois o óleo, batendo sempre bem. Acrescento a margarina amolecida e a pitada de sal.


Ficam a faltar apenas o ingredientes secos que eu costumo misturar mesmo dentro do pacote da farinha.


Depois, é um jogo de paciência e observação. Vou misturando colheradas da farinha com a massa. quando está a ficar demasiado espessa, acrescento um pouco da água morna. E vou continuando até se acabar a farinha. Eu faço tudo na batedeira. E raramente uso todos os 500 ml da água morna.


No final, fico com uma massa elástica e peganhenta.


Tapo com um pano e deixo levedar durante mais ou menos 1 hora. E ela creeeeeesce!


E agora vou ali tratar da segunda parte e já cá volto!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Your imagination is a weapon of mass construction. Use it!