quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

1º GRAU - UM AUTOCARRO CHAMADO MEALHEIRO

Muitos de nós queremos começar o ano a poupar uns tostões. Normalmente, uma decisão de Ano Novo que vai esmorecendo à medida que o tempo passa.

Há uns dias, lia no facebook um post em que a Pólo Norte perguntava como tinha corrido o desafio da poupança semanal em 2016 e lembrei-me que também o tinha tentado mas, devido cá a coisas da Fábrica, tinha parado poucos meses depois. Comecei a pensar que não era mau refazê-lo.

Quando me pus em busca de mealheiro para começar a cena, diz o Mecânico com quem ocasionalmente durmo: Isso deve ser para a poupança das semanas que não fizeste o ano passado...

Yeap! Mas o pouco que fiz, deu-me jeito um dia. Portanto, não é sobre completar o desafio, mas tentá-lo. E este é mesmo daqueles que em que não perdemos nada. O pior que pode acontecer é acabarmos ali com €50 ou €60 em vez dos programados €1.378. O que, na minha perspectiva, não se me afigura como mau. Mas eu sou optimista por natureza.

Para aqueles que não querem a coisa a pesar muito nos meses do final de ano, pode-se dividir o total pelas 52 semanas e chegamos ao valor de €26.5/semanais.

Assim sendo, já cá tenho meu mealheiro e meu eurinho da 1ª semana e, com isso, despacho a criação do 1º grau!

E vou também despachar a aprendizagem de uma coisa nova (se calhar, já me tinham ensinado mas eu não me lembro, portanto conta como nova!).

Estava eu - pacoviamente - somando 1+2+3+4+... para ver qual era o valor no final do ano (sim, eu sei que há na net 78236354762 artigos sobre isso, mas eu nunca disse que era muito esperta, pois não?) e quando vou somar o 51 na calculadora do telemóvel, vem de lá o espertalhão do tal Mecânico e "Tu sabes que há uma fórmula para isso, não sabes?" Porque, obviamente, só lhe ocorreu a fórmula depois de eu introduzir 50 parcelas UMA A UMA!

Portanto, para que fique registado e para que eu não faça figura de ursa de novo.

Quando precisamos somar vários números sequenciais, devemos:

1. Somar o primeiro e último número da sequência No caso, 1 e 52.

1+52=53

2. Dividimos o resultado por 2.

53:2=26.5

3. Multiplicamos depois pelo diferença entre a parcela mais alta e a parcela mais baixa mais 1.

26.5 X (52-1+1) = 26.5 X 52) = 1378

Portanto, a fórmula para a soma dos números entre A e B é:

(B + A) : 2 X (B - A + 1)

Aposto que não era bem disto que estavam à espera aqui, pois não? Nem eu!

5 comentários:

  1. Não posso fazer o desafio da poupança. Não tenho mealheiro. Começaria logo por gastar a poupança na compra 😀

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não seja por isso, ainda há mais tantos cá por casa! ;)

      Eliminar
  2. E mandavas uma coisa maravilhosa dessas para o Puorto?

    ResponderEliminar
  3. Vou guardar numa sacola até ter de novo o prazer da vossa visita!
    Nada como um mealheiro amigo para iniciar o ano.

    ResponderEliminar

Your imagination is a weapon of mass construction. Use it!